top of page
png_20221201_190642_0000.png
  • Leonor Buzaglo

Jala Neti

Atualizado: 25 de jun. de 2023


Jala, significa água e neti, neste contexto, limpeza. Jala Neti é uma das seis ações de purificação – Shatkarmas - apresentadas no Hatha Yoga Pradípiká, um texto com mais de 500 anos. Refere-se a uma atividade de higienização das fossas e da mucosa nasal, utilizando um recipiente chamado de Lota, com água morna e sal.


Beneficios:

- Elimina o muco acumulado, assim como outras impurezas tais como micro-organismos patogênicos - Drena os seios paranasais ajudando na prevenção e no tratamento de diversas doenças como sinusite, rinite, gripe, alergias respiratórias e asma. - Aumenta a resistência às alterações climáticas e poluição atmosférica, mantém saudáveis os mecanismos de secreção e drenagem do ouvido, nariz e garganta, prevenindo contra inflamações. - Promove uma melhora da acuidade visual mediante a estimulação dos ductos e glândulas lacrimais. - A nível energético, equilibra o fluxo do prana e estimula o ajña chakra.


Instruções:

Para realizar o Jala Neti é necessário um recipiente próprio chamado de Lota ou Neti Pot, um pequeno bule com um bico apropriado para inserir na narina (Pode ser encomendado online sendo ideal de cerâmica e não plástico).


A água deve ser filtrada ou mineral e tem que estar morna, um pouco acima da temperatura corporal e salgada na proporção de uma colher de chá rasa de sal para 500 ml.

Para saber se a temperatura está adequada, derrame um pouco nas costas da mão, deve sentir um calor confortável. Caso esteja com sinusite, acrescente 2 gotas de própolis e para tratar de rinite alérgica, adicione 2 gotas de limão.

Dobre os joelhos e coloque uma mão no joelho. Incline a cabeça para o lado e insira o bico na narina superior, mantenha a boca aberta e respire naturalmente através dela. A água fluirá naturalmente pela narina inferior. Às vezes, um pouco de água pode fluir pela garganta ou pelo rosto, neste caso, ajuste a posição da cabeça. Somos todos diferentes, quando a posição correta for encontrada torna-se muito fácil. Depois de toda a água da lota passar pelas narinas, repita do outro lado.


Depois de praticar, é importante secar as narinas. Para fazer isso, incline-se para a frente e balance a cabeça em meia rotação de um lado para o outro, exalando com força, mas sem tensão, à medida que a cabeça se move para baixo, inspirando à medida que a cabeça sobe. Se você sentir que ainda há um pouco de água lá dentro tente assoar o nariz, sem forçar.

Duração / Frequência:


Pode ser praticado todos os dias, se necessário, mas para um indivíduo saudável, uma vez por semana é adequado. Se tem alergias, pode ser praticado diariamente.


Precauções e Contra-indicações:


Não é recomendado que se realize Jala Neti à noite, antes de deitar, pois pode permanecer um resquício de água na cavidade nasal que poderá ir para o canal auditivo predispondo uma inflamação.

Se tiver as narinas bloqueadas não devem praticar jal neti, pois pode causar um bloqueio da água dentro da cavidade. É melhor como preventivo, então pratique quando as duas narinas estão fluindo. Se é propenso a sangrar pelo nariz, também não é recomendado sem orientação. Colocar uma gota de ghee quente em cada narina antes que a prática possa ajudar.



118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page