top of page
png_20221201_190642_0000.png
  • Leonor Buzaglo

Yoga & Sistema imunitário

Atualizado: 25 de jun. de 2023


O sistema imunitário é um conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas, responsáveis pela produção de anticorpos e remoção de corpos estranhos defendendo o nosso organismo contra agentes patogénicos como micróbios, vírus, fungos ou bactérias. Tem também papel na luta contra o crescimento de células tumorais assim como na homeostase, destruindo células danificadas ou mortas do nosso próprio sistema, que queremos que sejam recicladas e recuperadas. Temos, portanto, um sistema ocupado a acompanhar todas essas demandas que agradecerá ajuda da nossa parte. O nosso corpo é composto por um ambiente celular interconectado, triliões de células em constante comunicação e interação. As células, os canais de comunicação e o fluxo de informação no nosso ambiente interno são influenciados também pelo ambiente externo, por factores como o stress, dieta, exercício e sono. É necessário portanto a compreensão da interconectividade e impacto que o ambiente e a experiência têm no funcionamento do nosso organismo (inclusive na expressão genética), e valorizar a importância de um estilo de vida saudável e consciente. O Yoga é uma ciência ancestral que nos ajudará nesse caminho, fornecendo ensinamentos, ferramentas e práticas a aplicar no dia-a-dia para um corpo físico e mental em harmonia e equilíbrio.

A prática de Yoga é composta por exercícios psicofísicos, incluindo exercícios respiratórios (pranayamas), relaxamento e meditação, um conjunto de elementos com inúmeros benefícios, incluindo a estimulação da circulação sanguínea, da drenagem linfática e dos órgãos internos; maior oxigenação, produção de endorfinas, assim como o fornecimento de espaço e ferramentas para que o corpo e a mente estejam em harmonia e relaxamento, permitindo ao sistema nervoso um estado de repouso, activando o sistema parassimpático e permitindo a regeneração do nosso organismo a nível celular, a homeostase. Todos estes factores que dão suporte e fortalecem o nosso sistema imunitário.

Temos a capacidade de controlar o impacto que os factores externos tem no nosso sistema imunitário, assim como fornecer um suporte e fortalecimento para o seu funcionamento. Através: - Da gestão do stress, onde a prática de Yoga poderá ajudar regulando o sistema nervoso e estimulando o sistema parassimpático. - Assegurando um sono tranquilo e reparador (8 horas por dia), é durante o período de descanso que o corpo recupera energia e regula as suas funções, trabalhando para manter o sistema imunológico em bom funcionamento. A prática de Yoga poderá ajudar com insónias e regulação do sono. - Garantindo uma alimentação equilibrada e variada, um factor essencial que promove não só o bem-estar e a nutrição do organismo, como também está intimamente ligada ao bom funcionamento do sistema imunitário. São exemplos de alguns dos micronutrientes essenciais para estimular, reforçar e fortalecer o sistema imunitário - Vitamina A, C, E, B6, Zinco e Ferro. São algumas das fontes: Os citrinos, gengibre, abacate, sementes, frutos secos (castanhas, amêndoas, nozes, etc.); vegetais e frutas amarelo-alaranjados (Manga, papaia, cenoura, abóbora, etc.), verde escuros (brócolos, espinafres, couves etc.) e vermelhos (tomate, frutos vermelhas, etc.) Reduza o consumo de açúcares, cafeína, álcool, gorduras trans/hidrogenadas; estes elementos forçam o corpo a fazer um trabalho extra para expulsar os resíduos e diminuir a inflamação interna causada no corpo. Aumente a ingestão de líquidos. Leonor Feron Buzaglo

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Isolamento

Comments


bottom of page