Ao longo da prática de Yoga:
Aquietamento inicial – Onde concentramos e relaxamos o corpo e a mente, tornando–nos mais presentes e receptivos à prática do Yoga.
Shánti Pátháh – mantras de invocação da paz. Ajudam a estabilizar a mente, a criar uma harmonia entre todos os praticantes e uma sintonia com a Tradição do Yoga.
Shat Karma – acções de purificação, entre as quais: trátaka (purificação dos olhos), kapálabhati (purificação das narinas, condutos respiratórios e cérebro) e nauli (purificação dos órgãos internos).
Ásana:
Prática de posturas de yoga, exercicos corporais, trabalhando no alinhamento e do movimento das posturas em sintonia com a respiração. Na prática do ásana utilizamos também algumas técnicas auxiliares (bandhas, drishtis e ujjayí pránáyáma) para potenciar os efeitos das posturas e garantir uma melhor segurança das mesmas. Através da prática de asanas irá:
- Adquirir estabilidade, equilíbrio, força e flexibilidade;
- Alcançar um corpo saudável, que possibilitará ter uma vida mais longa e com mais qualidade de vida;
- Trabalhar os músculos, as articulações e tendões, e também órgãos internos;
- Melhorar a digestão, a eliminação e a respiração
- Tonificar, desintoxicar e fortalecer os sistemas corporais.
Pránáyáma:
Prática de exercícios respiratórios para expandir e canalizar a energia vital, prána, dentro do corpo.
O pránáyáma visa ainda estabilizar a mente, preparando–a para a próxima fase, a meditação. Através da prática de pranayamas irá:
- Fornecer força vital ao corpo
- Desenvolver mais controlo sobre a respiração, de modo que possa usá-la de várias formas benéficas. Por exemplo, dar energia ao corpo, limpar a mente, reduzir a dor física, melhorar a concentração ou reduzir o estado de ansiedade.
Yoganidra (Relaxamento)
Momento de descontracção profunda do corpo e da mente. Ao relaxar todo o corpo, as zonas o cerebro correspondentes são tambem relaxadas. Através do yoganidra irá:
- Adquirir a capacidade de relaxar fisicamente, emocionalmente e mentalmente, podendo assim observar o mundo com mais objetividade e ser mais justo em todas as situações que a vida nos coloca;
- Aumentar o contentamento, a capacidade de compreensão e a eficiência das respostas orgânicas aos estímulos diários;
- Combater o stress;
- Intensificar a regeneração celular e o sistema imunitário,
- Reforçar a confiança em si mesmo,
- Melhorar o sono biológico.
Meditação
A meditação consiste na conquista gradual da consciência de si e das coisas. Levando o praticante ao auto-conhecimento e à realização espiritual, ampliando e libertando a própria consciência. Através da meditação irá:
- Acalmar a mente, estimular a concentração, o equilíbrio mental e emocional;
- Clarificar as ideias e o pensamento;
- Desenvolver uma maior tolerância e compreensão, favorecendo as relações com os que o rodeiam e a capacidade de aceitar as suas limitações;
- Enfrentar os conflitos que perturbam a sua paz mental e encontrar soluções criativas e positivas para resolver esses conflitos;
- Promover a saúde e o bem-estar ao nível celular.